ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2026

Mercosul-UE: acordo comercial aprovado pela UE

Estados-membros da União Europeia aprovaram um acordo comercial histórico com países sul-americanos que vinha sendo negociado há cerca de 25 anos. A ratificação representa um passo positivo para a União Europeia em meio às relações tensas sob o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Autoridades da Comissão Europeia, o braço executivo do bloco, vinham pressionando para que o acordo fosse aprovado, após a conclusão das negociações com os países do Mercosul, Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, em dezembro de 2024.

O acordo, uma das maiores áreas de livre comércio do mundo, enfrentou oposição de alguns países, como a França, por temores de prejuízos aos agricultores do bloco. O pacto com o Mercosul eliminaria tarifas sobre produtos da União Europeia, como carros e vinhos, ao mesmo tempo em que facilitaria a entrada de produtos agrícolas, como a carne bovina, no mercado europeu a partir dos países sul-americanos. França, Hungria, Polônia, Áustria e Irlanda indicaram voto contrário ao fechamento do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul no Conselho Europeu. Cálculos apontam que essas objeções são insuficientes para barrar a continuidade dos trâmites para se aprovar o pacto, mas a avaliação é a de que a maioria foi conquistada "por pouco".

Mesmo assim, o Brasil está otimista com o desfecho positivo. O próximo passo é a assinatura do acordo pela presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, junto com os ministros do Mercosul. Depois, é preciso ter a ratificação do Parlamento Europeu e pelos Congressos dos países membros do Mercosul. O acordo entra em vigor assim que Parlamento Europeu e um congresso do país do Mercosul aprovar. O acordo, portanto, entra em vigor para a Europa e o país específico. Não é preciso que o texto passe pelos parlamentos nacionais na Europa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.