ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

12/Jan/2026

Mercosul-UE deve ser assinado no dia 17 de janeiro

A primeira data em negociação, que ocorre neste momento, é para que a assinatura do acordo Mercosul-União Europeia seja feita no dia 17 de janeiro. A única coisa que está certa é que o Paraguai, atual presidente rotativo do Mercosul, deve ser o local da celebração, após mais de duas décadas de negociações. Do lado europeu, devem se deslocar para o país vizinho a comissária europeia, Ursula von der Leyen, e o comissário europeu do comércio, Maros Sefcovic (que é quem deve assinar o documento por parte da União Europeia.

Não há informações ainda sobre se o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, se deslocará para o encontro. Também é preciso ter as confirmações dos representantes do lado d Mercosul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não deve viajar a Assunção, no Paraguai, para a assinatura do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. A assinatura do acordo deve ser feita apenas a nível ministerial, sem a presença dos presidentes dos demais países do Mercosul.

O governo brasileiro acredita que o principal ponto da assinatura do acordo, de imediato, é fortalecer o multilateralismo, especialmente após dias de conflitos e declarações que enfraqueceram a cooperação global entre os países. O ataque dos Estados Unidos à Venezuela e as ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump, são citados como símbolos do ataque ao multilateralismo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.