ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

09/Jan/2026

Groenlândia: UE discute resposta à ameaça dos EUA

A chefe de Relações Exteriores e Segurança da União Europeia (UE), Kaja Kallas, afirmou nesta quinta-feira (08/01) que discutiu com outros representantes europeus qual seria a resposta conjunta caso a ameaça dos Estados Unidos em relação à Groenlândia, ilha autônoma que pertence à Dinamarca, se concretize. "As mensagens que temos recebido a respeito da Groenlândia são extremamente preocupantes", disse. "Discutimos entre os europeus se essa é, de fato, uma ameaça e, se for, qual será a nossa resposta", acrescentou.

Kallas avaliou que a Dinamarca é uma boa aliada dos Estados Unidos, mas as sinalizações do governo norte-americano sobre o desejo de adquirir a ilha não cooperam para a estabilidade do mundo. O presidente da França, Emmanuel Macron, afirmou que os Estados Unidos estão gradualmente se afastando de alguns de seus aliados e se “libertando de regras internacionais que ainda promoviam até recentemente". Em discurso a embaixadores, o líder apontou que "todos os dias, as pessoas se perguntam se a Groenlândia será invadida, se o Canadá corre o risco de se tornar o 51º estado dos Estados Unidos ou se Taiwan será ainda mais cercada".

Segundo Macron, este é o momento certo para reinvestir totalmente na Organização das Nações Unidas (ONU). "Às vezes não somos os mais fortes, muitas vezes não somos os melhores, mas quando nos comprometemos, cumprimos o que prometemos", disse. Macron rejeitou "o novo colonialismo e o novo imperialismo" tanto quanto o "derrotismo". "Acreditamos no fortalecimento das parcerias. Nossa segurança e defesa não são responsabilidade exclusiva da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan)", concluiu. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.