ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Dec/2025

Urgência no enfrentamento de questões climáticas

A avaliação ambiental global mais abrangente já realizada pede uma nova abordagem para enfrentar conjuntamente as questões ambientais urgentes, incluindo as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade, que ameaçam mais de 1 milhão de espécies de plantas e animais com extinção. A Assembleia do Meio Ambiente da ONU, que o governo dos Estados Unidos não participou, produziu o novo relatório esta semana com a contribuição de quase 300 cientistas de 83 países.

As questões, que também incluem a degradação do solo e a poluição, estão inextricavelmente ligadas e exigem soluções que incluem aumento de gastos e incentivos financeiros para a transição dos combustíveis fósseis, incentivo a práticas agrícolas sustentáveis, redução da poluição e limitação do desperdício, disseram os autores do Panorama Ambiental Global do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Não se pode pensar em mudanças climáticas sem pensar em biodiversidade, degradação do solo e poluição.

Todos esses fatores estão "minando a economia", piorando a saúde e a pobreza, ameaçando a segurança alimentar e hídrica e até mesmo a segurança nacional. Especialistas alertaram que o mundo está se aproximando de um ponto de inflexão em relação às mudanças climáticas e que os esforços para resolver esses problemas têm sido em grande parte perseguidos por meio de acordos individuais que não fizeram progresso suficiente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.