05/Dec/2025
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) por meio da Subsecretaria de Governança das Superintendências, organizou, a 3ª reunião de encerramento de exercício das Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs), a qual contou com a presença do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. O evento ocorreu na quarta-feira (03/12) na sede da Pasta, em Brasília-DF. Na ocasião, o ministro Carlos Fávaro destacou a importância estratégica das SFAs no fortalecimento das políticas públicas do Mapa e no contato direto com produtores rurais, setor produtivo e governos estaduais. Também evidenciou o esforço contínuo pela modernização e integração das atividades nas Superintendências. “Estamos construindo um Ministério mais moderno, mais digital e mais próximo das pessoas.
Esse esforço conjunto, que envolve cada SFA, garante mais eficiência, transparência e segurança aos nossos processos”, disse o ministro. Foi destacado o desempenho das Superintendências ao longo de 2025 por meio dos avanços estruturais, como a ampliação dos modelos regionais de manutenção, melhorias nos processos de gestão e a evolução do sistema de inspeção unificado entre municípios, Estados e União. O Mapa vive um momento histórico de fortalecimento de pessoal, com a convocação de remanescentes e a autorização para novas chamadas de fiscais e técnicos, algo que não ocorria há mais de uma década. Foram anunciados que o Mapa começará a convocar os remanescentes do Concurso Público Nacional Unificado.
Serão chamados dez auditores fiscais federais agropecuários e 52 técnicos para ocupar vagas abertas. Além disso, o Ministério foi autorizado a chamar mais 25% do quadro, o que representa 50 novos auditores e 60 técnicos. A expectativa é concluir todas as nomeações até maio de 2025, com possibilidade de uma nova autorização para ampliar ainda mais as chamadas até junho de 2026. A criação da Subsecretaria, que antes funcionava como coordenação-geral, representa um marco no fortalecimento institucional do Mapa. A mudança ampliou a capacidade de gestão, permitindo um suporte maior aos superintendentes e consolida o reconhecimento do trabalho realizado pelas SFAs em todo o País. O ministro Carlos Fávaro reforçou ainda a importância da unidade entre as superintendências para ampliar resultados.
Durante esta semana, superintendentes e representantes das 27 Superintendências de Agricultura e Pecuária (SFAs) estão em Brasília-DF para participar da Reunião de Encerramento anual. A Reunião contou com apresentações das Subsecretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (SPOA) de Gestão de Pessoas e Gestão do Conhecimento (SGP) e de Tecnologia da Informação (STI); como do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Consultoria Jurídica, Corregedoria; Assessoria Especial de Comunicação Social e Assessoria de Controle Interno. Os representantes também estão realizando um treinamento de mídia, oferecido pela Subsecretaria de Gestão de Pessoas e de Gestão do Conhecimento por meio da Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.