ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Nov/2025

Mercosul-UE: Itália apoia concretização do acordo

A expectativa é que o Conselho Europeu se reúna e aprove definitivamente o acordo Mercosul e União Europeia. O Brasil espera anunciá-lo ainda neste ano, para dar início a um processo extraordinário da relação entre duas regiões com 700 milhões de habitantes e US$ 22 trilhões de Produto Interno Bruto (PIB). O setor agroalimentar do Brasil será muito beneficiado com a redução de tarifas para a União Europeia a partir do acordo com o Mercosul. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta semana que pretende assinar o acordo Mercosul e União Europeia em 20 de dezembro.

Segundo o Ministério de Relações Exteriores da Itália, é natural que o Brasil, com alto potencial, esteja entre os países prioritários no plano de ação para a exportação italiana a países fora da União Europeia apresentado em março de 2024 pelo governo italiano. A declaração aborda o fato de o Brasil ser a 10ª maior economia do mundo e abrigar a maior comunidade de descendentes italianos do mundo. É um patrimônio humano e cultural imenso que alimenta a confiança mútua, o conhecimento dos respectivos mercados e a capacidade de fazer negócios de forma justa.

A imigração italiana contribuiu profundamente para a construção do Brasil moderno, a partir da experiência, competência e cultura italiana. O Brasil é o 7º país do mundo em população e o 10º em Produto Interno Bruto (PIB), o que denota um potencial importante. As trocas comerciais entre Brasil e Itália estão em constante crescimento e mostram uma complementaridade cada vez mais madura entre os sistemas produtivos. A Itália avalia "muito positivamente" as medidas destinadas pela União Europeia para acompanhar o previsto acordo com o Mercosul.

A Confederação Geral da Indústria Italiana (Confindustria) afirmou que as trocas comerciais entre o Brasil e a Europa podem aumentar em mais de 50 bilhões de euros. O Brasil tem tradição de design e pode ajudar a Itália, pois tem muitos recursos e matérias primas que são mais escassas na Europa e na Itália. O fortalecimento das relações entre Brasil e Itália deve ser feito não apenas através dos países, mas também das indústrias. Abrir mercados se tornou uma necessidade após a recente política tarifária do presidente norte-americano, Donald Trump. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.