ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Nov/2025

Plano Clima: persiste impasse sobre metodologia

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, voltou a afirmar que setor produtivo e governo ainda não chegaram a um consenso sobre o Plano Setorial de Agricultura e Pecuária no âmbito do Plano Clima. O Plano Clima é um projeto relevante, que deve já estar em estágio avançado de debate com os arranjos produtivos. Ainda não se chegou a um consenso entre o setor produtivo, o governo e os ministérios envolvidos. O ministro voltou a defender que o Plano Clima seja apresentado após a COP30. Não há necessidade alguma de que seja anunciado dentro da COP. O ministro defende que haja mais tempo para a sua construção e que, de fato, quando anunciado, seja factível e entre em vigência, argumentou o ministro.

O ministro afirmou que o consenso não está longe. Em contrapartida, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima defende que o Plano Setorial seja apresentado ainda nesta semana nas atividades da COP. O Plano Clima é uma política pública que estabelece estratégias para o cumprimento das metas nacionais de redução de emissões de gases de efeito estufa. Há um impasse internamente no governo quanto ao plano setorial da agricultura, em virtude da metodologia de alocação de emissões setoriais. Na proposta inicial, apresentada pelo MMA em consulta pública, as emissões de gases ligados ao efeito estufa provenientes do desmatamento em propriedades rurais, áreas quilombolas e assentamentos da reforma agrária foram alocadas nas emissões setoriais da agropecuária.

Com isso, o setor passa de segundo para primeiro principal emissor de gases poluentes no País, responsável por 70% das emissões. A proposta desagradou ao agronegócio, que pediu a revisão do Plano Clima Setorial e o adiamento de sua apresentação, o que foi apoiado pelo Ministério da Agricultura. O setor alega que a gestão do desmatamento é de responsabilidade do governo. Também foram atribuídas ao setor agropecuário as emissões e remoções ligadas à queima de combustíveis fósseis. O Ministério da Agricultura propõe um capítulo para que sejam tratadas as emissões de efeito estufa geradas pelo desmatamento, sob o mote de transformação do solo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.