ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2025

COP30: empresariado está engajado nas atividades

O empresário Dan Ioschpe, nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva Campeão de Alto Nível do Clima da COP30, afirmou que a expectativa para o resultado da conferência na agenda climática é "muito positiva". Na avaliação do empresário, a COP30 conseguiu engajar o empresariado e uma prova disso é a diversidade dos setores produtivos representados no evento. A SB CPO lançada pela CNI é outro exemplo disso, trata-se de iniciativa liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançada para a COP30 como um canal formal de participação do setor privado para as negociações climáticas.

Por meio da SB COP, que realizou uma chamada pública, a indústria apresenta, nestes dias em Belém, 48 “cases” globais de soluções implementadas e escaláveis que pretender servir de inspiração a outras empresas e governos. Além disso, a SB COP apresentou 23 propostas, elaboradas por 8 grupos de trabalho que foram formalmente entregues ao presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago. Todas essas propostas estão baseadas nos princípios e aceleração da transição energética, fortalecimento do financiamento climático, garantia de uma transição justa, fortalecimento de cadeias de valor sustentáveis e reforço da colaboração global.

Na COP, são mais de 40 milhões de empresas representadas de todo o mundo. “Então, o problema não é engajamento. A questão é conseguir rodar esse processo para a frente para seguir retirando os obstáculos, porque o prazo é até 2030 para rodar”, ressaltou. O empresário citou a importância da reforma tributária para o processo de descarbonização no Brasil porque, segundo ele, “se vamos exportar mais, vamos investir mais”. “Tudo se soma. Nós temos que seguir avançando.”, concluiu. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.