13/Nov/2025
Segundo a Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é necessário passar de bilhões para trilhões em financiamento climático para o mundo alcançar a meta de NET zero em 2050. Os desafios ainda são muito grandes. O mundo está vivendo a terceira revolução industrial e para passar por ela são necessárias todas as mãos. Não só o governo, não só o mercado, não só as empresas, todos têm que se envolver. A ideia é juntar todas as instituições e conseguir recursos dos bancos comerciais do mundo todo.
Tudo que está sendo visto no Brasil caminha na direção correta, mas não basta haver instrumentos de financiamento, é necessário também trabalhar no lado da demanda. Ainda não há demanda suficiente. O Glasgow Financial Alliance for Net Zero contrapôs a afirmação, dizendo que a demanda existe e citou volumes de centenas de bilhões de financiamentos feitos por bancos brasileiros. A Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente classificou como brilhante a iniciativa do governo brasileiro de criar uma supertaxomomia sustentável. "É brilhante e necessário".
O governo brasileiro lançou a Taxonomia Sustentável Brasileira (TSB) na semana passada, ferramenta importante para a classificação de ativos e investimentos verdes. O avanço do debate no Brasil impressiona. O Brasil está liderando a discussão da interoperabilidade da taxonomia. Não é possível ter diferentes definições sobre o que é sustentável para um país e para outro porque com isso se perde eficiência. Discutir taxonomia é, na prática, discutir sobre como mobilizar capital e sobre como incentivar atividades econômicas sustentáveis e como desincentivar aquelas danosas ao meio ambiente. Para isso, é preciso um "framework" robusto e crível. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.