ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

Mercosul-UE: França está confortável com acordo

O presidente francês, Emmanuel Macron, demonstrou estar bastante confortável com a assinatura do acordo entre União Europeia e Mercosul com as salvaguardas já criadas até o dia 20 de dezembro, de acordo com interlocutores a par da discussão. Essa data vem sendo anunciada pelo governo brasileiro como a mais provável e é quando a Cúpula do Mercosul ocorre no Rio de Janeiro. Até lá, o acordo ainda precisa ser aprovado pelo Conselho Europeu e pelo Parlamento Europeu.

Na quinta-feira (06/11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Macron tiveram uma reunião bilateral durante a cúpula de líderes em Belém. Segundo fontes, Lula e Macron estão muito otimistas. Na quarta-feira (05/11), em reunião bilateral com o chefe de Estado brasileiro, a Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, reiterou a expectativa de assinatura em 20 dezembro do texto final do acordo entre o Mercosul e a União Europeia. A informação foi dada pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira. Em setembro, a Comissão Europeia validou o texto do tratado, e a redação seguiu para análise dos Estados-membros e do Parlamento Europeu, com a expectativa de assinatura em dezembro.

Em dezembro de 2024, os líderes do Mercosul e da União Europeia anunciaram a conclusão das negociações, após a reabertura das tratativas. O acordo, que abrange 718 milhões de pessoas e Produto Interno Bruto (PIB) de aproximadamente US$ 22 trilhões de dólares, teve a sua discussão impulsionada especialmente após o alvoroço causado pelos Estados Unidos com a imposição de elevadas tarifas de importação para produtos fora da maior economia do mundo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.