10/Nov/2025
As expectativas para a contribuição da Alemanha no Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) foram elevadas ainda mais após o chanceler do país, Friedrich Merz, declarar o "considerável" aporte que será feito. Segundo interlocutores do governo, a par da discussão, há indicativo para um valor acima de US$ 3 bilhões, tendo vista que a "a barra está alta" após o anúncio da contribuição da Noruega. Merz explicou que ainda falta um trâmite interno para cravar o valor da contribuição, mas adiantou: "quando a Alemanha diz que fará contribuições considerável é porque será considerável".
Ele não disse quando isso acontecerá, mas que precisa finalizar “acertos” internos para poder investir. “O Governo Federal também apoia a iniciativa brasileira de proteção florestal TFFF. Para que não haja mal-entendidos, há uma coordenação na coalizão, que confirmamos novamente na quarta-feira no Gabinete. Faremos uma contribuição considerável para esta iniciativa. Há consenso sobre isso no governo federal. Isso foi conversado com o ministro das Finanças. Analisaremos agora primeiro esta iniciativa, o que requer um pouco de tempo”, afirmou.
O governo brasileiro estava esperançoso de que algum valor seria anunciado ainda na sexta-feira (07/11) porque uma representante do governo alemão teria dito que não gostaria de dar “spoiler” sobre o que seria anunciado por Mertz. O Brasil ainda busca mais investimentos no TFFF, que promete remunerar tanto investidores quanto países em desenvolvimento detentores de florestas tropicais para que estes mantenham suas florestas em pé. Durante a cúpula de líderes em Belém, já foram anunciados cerca de US$ 5,5 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.