ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

COP30: Lula cobra que países apresentem as NDCs

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que é legítimo exigir que quem emite mais gases de efeito estufa pague mais pela transição climática. Em discurso na cúpula de líderes em Belém, Lula afirmou que criar um imposto mínimo sobre multinacionais, grandes emissoras, e taxar os super ricos têm potencial de gerar recursos valiosos para o clima. “Exigir adequação de países em desenvolvimento é injusto”, afirmou. Ele argumentou que não há sentido ético ou prático em exigir que países em desenvolvimento paguem juros para preservarem seus territórios, florestas. Lula defendeu a criação de metodologias para contabilizar o financiamento climático. “Os bancos multilaterais precisam ser maiores, melhores e mais eficazes”, disse, repetindo que “não existe solução para o planeta fora do multilateralismo”.

Ele argumentou que o enfrentamento da mudança do clima deve ser visto como investimento e não como gasto. “Em vez de abandonar a esperança, podemos construir juntos nova era de prosperidade”, disse. “No que depender do Brasil, Belém será sobre reafirmar compromissos do Acordo de Paris”, disse. O presidente afirmou que o mundo está distante de atingir, em plenitude, o que foi estabelecido no Acordo de Paris, tratado juridicamente vinculativo sobre o combate às mudanças climáticas. A fala vem no contexto de atraso na apresentação, por diferentes países, das chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs), esforços internos para reduzir a emissão de poluentes.

“Ainda não estamos fazendo o melhor possível em reduzir emissões", frisou Lula. Ele reforçou que as NDCs “são o caminho para concretizar o ideal do desenvolvimento sustentável". O chefe de Estado brasileiro também disse ser possível trabalhar por um novo modelo de desenvolvimento econômico “sem sacrificar a geração de riqueza". Ele acrescentou que “é viável trabalhar por uma transição justa, em que o Sul Global tenha as oportunidades que lhe foram negadas no passado", enfatizou. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será nesta semana. O Brasil propõe que a COP30 reconheça o papel dos territórios indígenas como “instrumento de mitigação climática". Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.