ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

COP30: investimento global em energia renovável

Durante sua participação em mesa redonda sobre a transição energética na sexta-feira (07/11), o secretário-geral da ONU, António Guterres, disse que o investimento global em energia limpa atingiu US$ 2 trilhões, superando em U$ 800 bilhões os recursos destinados aos combustíveis fósseis. O cenário energético global está mudando a uma velocidade impressionante. No ano passado, 90% da nova capacidade de energia veio de fontes renováveis. As energias renováveis são agora a fonte mais barata de nova eletricidade em quase todos os países. Cada dólar investido em energias renováveis cria três vezes mais empregos do que US$ 1,00 investido em combustíveis fósseis e os empregos em energia limpa agora superam os empregos em combustíveis fósseis em todo o mundo. Ainda assim, é necessário avançar mais rapidamente na transição energética.

Ele lembrou o compromisso que os países firmaram na COP28, de triplicar a capacidade de energia renovável e dobrar a eficiência energética até 2030. "É que estamos perigosamente aquém", afirmou. "Mesmo que novos compromissos nacionais sejam totalmente implementados, o mundo ainda está caminhando para claramente mais de 2ºC de aquecimento. Isso significa mais inundações, mais calor, mais sofrimento, em todos os lugares", continuou. Citando trabalhos científicos, o secretário disse que ultrapassar aumento de 1,5°C na temperatura global "agora é inevitável". E disse que para retornar abaixo de 1,5°C até o final do século, as emissões globais devem cair quase pela metade até 2030, atingir zero líquido até 2050 e se tornarem negativas depois disso.

Para conseguir isso, citou alinhar leis, políticas e incentivos com uma transição energética justa; eliminar subsídios aos combustíveis fósseis; colocar as pessoas e a equidade no centro da transição; apoiar trabalhadores e comunidades cujos meios de subsistência ainda dependem do carvão, petróleo e gás; fornecer treinamento, proteção e novas oportunidades, especialmente para jovens e mulheres; investir em redes, armazenamento e eficiência. Além disso, Guterres defendeu que toda a demanda nova de eletricidade seja atendida com energia limpa, incluindo dos centros de dados que impulsionam a revolução da IA. A tecnologia deve ser parte da solução, não uma nova fonte de tensão. O secretário ainda ressaltou a importância de desbloquear financiamento em escala para países em desenvolvimento e disse que é necessário cooperação internacional para derrubar barreiras, reduzir o custo do capital e atrair investimento privado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.