ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Nov/2025

COP30: Brasil ratificará tratado de alto-mar este ano

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Brasil vai ratificar o tratado de alto-mar até o fim deste ano, em discurso durante sessão da cúpula dos líderes sobre florestas e oceanos. O Tratado do Alto-Mar vai proteger e garantir o uso sustentável da biodiversidade marinha nas áreas fora da jurisdição nacional dos países, a partir de 2026. O presidente afirmou que o Brasil vai proteger a Amazônia Azul com planejamento espacial marinho e proteção de mangues e corais. "Vamos ampliar de 26% para 30% a cobertura de nossas áreas marinhas protegidas, cumprindo a meta do Marco Global para a Biodiversidade", disse o presidente.

Sem mencionar o projeto de exploração na Foz do Amazonas, Lula garantiu que serão realizados estudos para medir os impactos ambientais e criadas unidades de conservação na região antes de explorar recursos minerais de áreas sedimentares. Lula reforçou que a meta do governo brasileiro é de desmatamento zero até 2030. "Esse é um dos principais compromissos do meu governo. Já reduzimos o desmatamento em mais de 50%. Registramos a menor taxa de desmatamento na Amazônia em 11 anos. Vamos recuperar 40 milhões de hectares de pastagens degradadas em dez anos", afirmou.

O presidente voltou a falar de que é preciso olhar para as pessoas que moram na região de floresta e mencionou mecanismos como o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF) e iniciativas na área de bioeconomia. “Nenhuma floresta tropical vai contribuir para o enfrentamento da mudança do clima se não for capaz de gerar soluções para quem vive nelas”, disse, mencionando que 50 milhões de pessoas vivem no território amazônico da América do Sul. “Por isso, valorizamos o papel da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica”, afirmou. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.