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06/Nov/2025

Montadoras: falta de chips pode parar a produção

A Volkswagen do Brasil está preocupada com o risco de paralisação da produção de veículos por falta de semicondutores. A atual falta de chips está relacionada a uma disputa geopolítica entre Holanda e China. O problema começou há cerca de um mês, quando o governo holandês assumiu o controle da Nexperia. A fabricante holandesa de semicondutores havia sido comprada em 2017 por US$ 2,75 bilhões por um consórcio formado por companhias estatais chinesas. O governo holandês, no entanto, assumiu o controle da Nexperia, o que levou a China a impor restrições às exportações de determinados chips. O "confisco" holandês foi justificado como forma de proteger "capacidades intelectuais cruciais" do país e da Europa. A alegação é de que havia "graves deficiências de governança e ativos" na empresa. Como resultado, o chinês Zhang Xuezheng foi destituído do cargo de CEO da Nexperia por meio de decisões judiciais. A reação chinesa foi suspender a venda para o mundo todo.

Segundo a Anfavea, associação que reúne as fabricantes instaladas no Brasil, o embaixador da China no País, Zhu Qingqiao, informou que as empresas brasileiras poderão solicitar exceção ao embargo por meio da embaixada ou diretamente com o Ministério do Comércio da China. A China concederá a licença para importação a partir da análise de cada caso. Na Europa, a situação se agrava à medida que não há sinal de regularização da oferta desses componentes, ao menos por ora. Na Alemanha, o Grupo Volkswagen, que inclui marcas como Audi, Bentley, Lamborghini e Porsche, informa que só tem garantida a produção até o fim desta semana. A disputa envolve a suspensão do fornecimento de wafers (base para a produção de chips) da Nexperia para sua fábrica na China, de acordo com a agência Reuters, que teve acesso a uma carta enviada pela companhia a seus clientes. Conforme a Reuters, o documento, datado de 29 de outubro, é assinado pelo CEO interino da Nexperia, Stefan Tilger.

A empresa informa que houve falha da administração local em cumprir os termos de pagamentos contratuais. Na semana passada, representantes da Anfavea, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e do Sindipeças, que reúne as fabricantes de autopeças, participaram de uma reunião, em Brasília, com o vice-presidente e titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin. De acordo com os metalúrgicos, o encontro marcou o início das tratativas diplomáticas entre Brasil e China em busca de uma solução que evite a paralisação das montadoras e a perda de empregos no País. A Stellantis América do Sul afirmou que uma das fábricas do grupo no País pode estar prestes a parar a produção, sem informar qual. Com 1,3 milhão de empregos em jogo em toda a cadeia automotiva, é fundamental que se busque uma solução em um momento já desafiador, marcado por altos juros e desaquecimento da demanda, diz a Anfavea. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.