ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

IICA: Brasil defende fortalecer relações dos países

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, também presidente da Junta Interamericana de Agricultura (JIA), defendeu o fortalecimento das relações dos países das Américas. "Reafirmamos nosso compromisso coletivo com o desenvolvimento sustentável, a segurança alimentar e o bem-estar das populações rurais do nosso continente. Essa América produz um terço dos alimentos do mundo", afirmou Fávaro, durante a Conferência dos Ministros de Agricultura das Américas. Fávaro afirmou que há compromisso do governo Lula com a transferência de tecnologias da Embrapa para os países das Américas, por meio de convênios de cooperação e desenvolvimento de tecnologias.

O ministro destacou ainda a relevância do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para a modernização da agricultura das Américas. O IICA é um dos pilares fundamentais para a modernização e o fortalecimento do setor agropecuário nas Américas. Trata-se de uma instituição mais antiga que a própria Organização das Nações Unidas, nascida a partir do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas, e que desde 1942 tem ajudado a enfrentar desafios globais e a garantir que a agricultura continue sendo um motor de desenvolvimento social e econômico, afirmou Fávaro. É tempo de reflexão no qual as relações comerciais no mundo passam por abalo, divergências e cabe a esse instituto a busca por entendimento, pelo diálogo e pelas relações multilaterais, apontou o ministro.

Países como o Brasil defendem o fortalecimento do IICA em meio ao questionamento e enfraquecimento do multilateralismo global. As novas realidades que se apresentam, sejam elas climáticas, tecnológicas ou sociais, exigem capacidade de adaptação, visão de longo prazo e cooperação internacional. Foi ressaltado o papel do IICA de apoio aos Estados-membros quanto ao desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural, por meio da cooperação tecnológica internacional, promovendo a sustentabilidade e combatendo a fome e a pobreza nas populações rurais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.