05/Nov/2025
O BB Seguridade reconheceu que o desempenho dos prêmios no segmento rural tem vindo aquém das expectativas. O BB vem ampliando o uso de inteligência artificial (IA) e modelos climáticos para precificar riscos no agronegócio, setor que responde por um terço da carteira do banco, com 50% de participação nesse mercado. Qualquer coisa que atingir o mercado vai atingir o Banco do Brasil. A cobertura de seguros contra eventos climáticos, especialmente seca, caiu de mais de dois terços da carteira para menos de 50% em dois anos. Mesmo com o risco climático em trajetória ascendente, o aumento dos prêmios, as margens mais apertadas e a menor subvenção pública levaram muitos produtores a deixarem de contratar seguros.
A seguradora BB Seguros está lançando um novo modelo de precificação baseado em análises de IA e práticas de agricultura regenerativa, que permitirão uma "personalização muito maior do risco". O banco também aplica análises de sensibilidade de risco social, ambiental e climático a todos os clientes e usa quatro cenários em seus testes de estresse: dois de risco físico (elevação de temperatura de 2ºC e 4ºC) e dois de risco de transição, com trajetórias de emissões líquidas zero (net zero) até 2050 e de política atual. O risco de transição é importante porque, para atingir o net zero em 2050, terá um risco maior de mudanças regulatórias.
Esses cenários ajudam a equilibrar a exposição do banco a riscos climáticos e regulatórios e já anteciparam parte das condições extremas observadas nas enchentes no Rio Grande do Sul em 2024. As perdas foram maiores do que o teste de estresse tinha previsto, mas atuação do Banco do Brasil ficou dentro do esperado, pois a atuação é nacional. Se fosse com exposição exclusiva no Rio Grande do Sul, possivelmente haveria problemas bem maiores. Um evento extremo recente no norte do Paraná atingiu lavouras de soja em floração, o que pode exigir renegociação de dívidas de produtores com cobertura de seguro em torno de 50%. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.