ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

COP30: prefeitos aderem a mutirão de ação climática

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) divulgou, nesta terça-feira (04/11), uma carta para a COP30 informando sobre sua adesão ao mutirão global pela ação climática, convocado pela presidência do evento, e reafirmando que o enfrentamento das mudanças do clima exige cooperação entre governos, territórios, iniciativa privada e sociedade civil. A carta foi lançada durante o Fórum de Líderes Locais da COP30, que acontece durante a Cúpula Mundial de Prefeitos do C40, rede global de prefeitos de cidades para o combate à crise climática.

O evento é realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro. “As prefeitas e prefeitos das médias e grandes cidades do Brasil, reunidos na Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), afirmam que não há transição climática sem as cidades. Mais de 80% da população brasileira vive em áreas urbanas, onde os efeitos da crise climática se manifestam com maior intensidade. É nas cidades que as soluções precisam ganhar escala, com inovação, participação social e equidade”, diz a carta. De acordo com o grupo, o caminho para as soluções passa pelo “federalismo climático”.

A FNP reafirmou a importância de incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios da Nova Agenda Urbana nos planos diretores municipais, promovendo infraestrutura verde, habitação social resiliente, mobilidade inclusiva e planejamento participativo. Também defendeu a criação de mecanismos de financiamento urbano sustentável, articulando investimentos públicos e privados, nacionais e internacionais, através de plataformas para territorialização do financiamento climático. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.