ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

05/Nov/2025

COP30 ainda passa por obras finais nos pavilhões

A poucos dias do início, a COP30 ainda passa por obras finais de sua estrutura oficial em Belém (PA) e ganhou um reforço de segurança pública com emprego das Forças Armadas, decretado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A Conferência das Partes (COP3O) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima ocorrerá entre 10 e 21 de novembro. Nos dias 6 e 7, Belém recebe uma reunião política de chefes de Estado e de governo. O governo brasileiro informou que 57 chefes de Estado e de governo confirmaram presença na Cúpula de Líderes. A reunião terá representantes de 143 países. Para a COP30, a conferência em si, houve credenciamento de 170 países. A área sob comando da ONU ainda passava por reparos e obras na segunda-feira (03/11).

No que será a Zona Azul, onde haverá as negociações oficiais, ainda há obras em andamento no setor de países. Parte da estrutura, como o centro de mídia internacional e ao menos duas salas de reuniões plenárias, serão usadas antes para a realização da Cúpula de Líderes. A montagem dos pavilhões nacionais dos países não foi concluída. Um grupo com dezenas de diplomatas de delegações europeias, asiáticas e africanas vistoriou a área. Eles fizeram uma visita guiada para conhecer as instalações e se depararam com estandes ainda em montagem; por isso, tiveram de aguardar equipamentos de proteção individual, como capacetes, para entrar na área restrita. Nas ruas do entorno, ainda se pode ver obras e reparos de zeladoria em andamento, com pintura de muros e finalização de jardins, assim como aplicação de banners temáticos da COP30 nos gradis.

Blindados dos Fuzileiros Navais e do Exército estão deixando quartéis. Eles foram posicionados em áreas estratégicas, como os arredores do Aeroporto Internacional de Belém (Val-de-Cans) e da Base Aérea de Belém, o Porto de Outeiro e as entradas do Parque da Cidade, onde foi montada a estrutura da COP30 e da reunião de líderes políticos, a chamada Cúpula do Clima de Belém. O decreto presidencial autorizou o emprego de militares das três forças entre os dias 2 e 23 de novembro, em operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). Segundo a Presidência da República, a operação também compreende os municípios Altamira e Tucuruí para proteção de infraestruturas críticas, a exemplo de usinas hidrelétricas, portos, aeroportos, estações de tratamento de água e vias de acesso. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.