ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Oct/2025

Brasil-UE avançam em temas sanitários e comércio

Nesta quinta-feira (23/10), o secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen realizaram uma reunião de alto nível, em São Paulo. O encontro contou ainda com a presença do diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade do Mapa, Augusto Billi, da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, e de representantes da Comissão Europeia. A reunião deu continuidade às tratativas iniciadas durante a missão liderada pelo secretário à União Europeia no início de outubro e teve como foco principal os avanços concretos na pauta sanitária bilateral.

O encontro marcou um novo capítulo na cooperação entre o Brasil e o bloco europeu, consolidando entendimentos sobre temas prioritários para o setor agropecuário de ambas as partes. Entre os resultados alcançados, destacou-se o retorno do sistema de pre-listing de estabelecimentos habilitados a exportar carne de aves à União Europeia. O Brasil também atendeu a pleitos de interesse europeu relacionados ao acesso a mercados. As delegações discutiram ainda outros temas que seguirão em avanço, como a auditoria da União Europeia para avaliação do sistema brasileiro de pescados, o pre-listing para estabelecimentos de ovos e carne bovina, o reconhecimento mútuo de produtos orgânicos, a regionalização de enfermidades, além da certificação eletrônica e da harmonização de certificações.

As partes reafirmaram o compromisso com a continuidade do diálogo e a busca por soluções recíprocas para pendências de interesse comum, reforçando a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia. Ficou acordada a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar desses temas, com a próxima reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. Também foram debatidas as oportunidades e benefícios para os agricultores brasileiros e europeus decorrentes da eventual conclusão do acordo Mercosul-União Europeia. O Brasil reiterou seu compromisso com a previsibilidade e a transparência nas relações com a União Europeia. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.