ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Oct/2025

Brasil-EUA: presidentes podem se encontrar na Asean

O governo brasileiro tem interesse em viabilizar uma conversa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima semana na Malásia. Integrantes do governo brasileiro acreditam que há o mesmo sentimento por parte das autoridades norte-americanas. Lula e Trump participarão da cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) de 26 a 28 de outubro em Kuala Lumpur, na Malásia. O presidente brasileiro sugeriu a Trump, durante a ligação que fizeram no início do mês, que esse encontro presencial fosse viabilizado no evento. Na oportunidade, não houve confirmação ou rejeição por parte do norte-americano.

Agora, integrantes do governo brasileiro acreditam haver interesse por parte dos Estados Unidos em realizar o encontro na capital da Malásia. Primeiro, porque o início das tratativas tem sido positivo. Os relatos passados pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, ao presidente Lula e outros integrantes do governo na última semana foram positivos. As conversas entre as equipes técnicas devem começar "rapidamente". Em segundo lugar, há pouco espaço na agenda dos dois chefes de Estado para realizar esse encontro em outra oportunidade ainda neste ano, o que é do interesse do governo brasileiro. Lula participa da COP30 em Belém (PA) no início de novembro.

Depois, tem viagem marcada ao G20 e a cúpula do Mercosul, quando o Palácio do Planalto espera realizar a assinatura do acordo com a União Europeia. Ao mesmo tempo em que tentam viabilizar o encontro pessoal entre Lula e Trump, integrantes do governo brasileiro acompanham com cautela e preocupação a escalada de tensão na Venezuela. Na última semana, o presidente norte-americano confirmou que autorizou operações da CIA no país sul-americano. A ausência de um posicionamento formal por parte do Itamaraty levanta suspeitas sobre se isso se deve às negociações em curso entre Brasil e Estados Unidos para rever o tarifaço sobre produtos brasileiros. Fontes negam veementemente essa correlação.

A ausência de um posicionamento sobre o assunto até o momento se dá porque o governo brasileiro aguarda informações sobre a situação. Há suspeitas, por exemplo, sobre se há algum tipo de interlocução entre os Estados Unidos e a Venezuela, por exemplo. A janela de oportunidade para um encontro entre os presidentes dos Estados Unidos e do Brasil, às margens da Cúpula do bloco econômico do Sudeste Asiático (Asean), deve ser na tarde do dia 26 de outubro, em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Como o fuso horário de Brasília está 10 horas atrás, a reunião pode ocorrer durante a madrugada ou início da manhã no Brasil.

Segundo o Itamaraty, a conversa entre os líderes é possível, mas ainda não está confirmada. O Brasil está reservando espaço para o encontro com o norte-americano e para bilaterais com outros países. Até o momento, está apenas agendada a com o primeiro-ministro da Índia, Modi Narendra. A grade de programação do presidente Lula não está totalmente tomada no país. Há janelas e é possível acomodar a programação. Há demandas de encontros bilaterais que estão sendo processadas. O presidente Lula viaja de 24 a 28 de outubro para Indonésia e Malásia, onde fará visitas de Estado e será o primeiro presidente brasileiro convidado para participar da Asean. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.