21/Oct/2025
O governo brasileiro se prepara para voltar a se reunir com os Estados Unidos para debater a possibilidade de redução das tarifas de 40% aplicadas a alguns produtos domésticos. O encontro em nível técnico entre as partes deve ser marcado "rapidamente". Ainda que sem data determinada, há grande chance de uma nova rodada ser feita ainda esta semana. Na semana passada, uma missão brasileira foi a Washington para tratar do tema por meio de negociações bilaterais entre as equipes diplomáticas.
O ponto alto foi uma reunião na tarde de quinta-feira (16/10), entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o chanceler brasileiro Mauro Vieira, na Casa Branca. Eles conversaram inicialmente a sós e depois fizeram uma sessão ampliada com equipes dos dois países. O diálogo foi uma prévia do futuro encontro presidencial entre Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Há uma grande expectativa de que os líderes possam voltar a se encontrar às margens da Cúpula do bloco econômico do Sudeste Asiático (Asean), que ocorre a partir do dia 26 deste mês em Kuala Lumpur, na Malásia.
Os dois já confirmaram presença no evento, mas há ainda dúvidas sobre a compatibilidade das agendas de ambos. Além de tratativas no âmbito do governo, empresários e representantes de instituições brasileiras com negócios com os Estados Unidos vão para o país na próxima semana também para tentar destravar acordos comerciais depois da questão tributária e acompanhar os próximos passos na esfera do governo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.