21/Oct/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que a China pode pagar tarifas de 155%, caso não alcance um acordo comercial até 1º de novembro. "Mas espero conseguir um entendimento com o presidente Xi Jinping e chegar a um acordo bom para ambos os lados", afirmou. Trump elogiou o comportamento chinês em negociações comerciais nos últimos meses, afirmando que as autoridades foram "muito respeitosas".
"E a China não está mais tomando vantagem dos Estados Unidos porque estão pagando as tarifas elevadas", disse o republicano. O presidente dos Estados Unidos repetiu que se encontrará com Xi Jinping na Coreia do Sul nos próximos dias, no fim de outubro, para discutir as relações comerciais. Trump reiterou que não quer prejudicar o governo chinês e que pretende ser "bom" com a China para que eles prosperem, expressando confiança de que os chineses aceitarão negociar a questão dos minérios de terras raras.
"Mas veremos o que acontecerá. Eles nos ameaçaram com terras raras e rebatemos com tarifas, mas podemos ameaçá-los com muitas outras coisas, como venda de aviões", observou. O presidente dos Estados Unidos também ressaltou que possui "boas relações" com os chineses e negou que a China esteja "ameaçando muito" os norte-americanos no momento. "Eu amo minha relação com Xi Jinping", afirmou. "Fui convidado para ir à China e estou planejando visitar Pequim no início de 2026".
Donald Trump, reiterou que diversos países tentaram "tirar vantagem" dos Estados Unidos durante anos. "A China tentou tirar vantagem de nós, assim como a União Europeia, o Japão e a Coreia do Sul também tentaram, mas conseguimos bons acordos comerciais com todos eles. Acredito que conseguiremos um com a China também", afirmou o republicano. Na ocasião, Trump afirmou ter sido convidado a visitar muitos países e que pretende fazer um tour pela Ásia, incluindo Pequim, mas sem mencionar datas exatas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.