20/Oct/2025
Os efeitos da guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, devem ser parcialmente sentidos nas empresas exportadoras brasileiras no terceiro trimestre. O tarifaço global teve efeito no setor de matérias-primas básicas, como, por exemplo, nas cotações de petróleo. No terceiro trimestre, o barril do Brent, referência global para as petroleiras de fora dos Estados Unidos, caiu 1,06%. Essa desvalorização tende a se refletir especialmente nos resultados de exportações da Petrobras, da Prio, da Petrorecôncavo e da Brava. Também foi no terceiro trimestre que o Brasil entrou na mira de Trump, com sobretaxa que chega a 50%. Por mais que produtos fabricados por companhias como a Embraer e a Suzano tenham conseguido entrar na lista de exceções, a Weg foi pega em cheio com as restrições tarifárias.
No Weg Day, no início do mês, executivos da companhia informaram que o impacto deve se estender até o quarto trimestre deste ano, com potenciais impactos nas margens da empresa. Tanto que ela está realocando produções entre Brasil e México. A ideia é a seguinte: as linhas do México que hoje exportam para outros países sem ser os Estados Unidos serão trazidas ao Brasil, enquanto as brasileiras destinadas ao mercado norte-americano vão ser alocadas na unidade mexicana. Por questões sazonais, os preços do minério de ferro se mantiveram em bom nível na China, o que deve ajudar nos resultados do segmento mínero-metalúrgico brasileiro. Entre junho e setembro, a cotação da commodity subiu 9,90%, deixando de lado incertezas com a disputa comercial entre Estados Unidos e China.
Quando se fala em Vale e CSN, as exportações para a China continuam bem e os chineses voltaram os olhos para o Brasil. O preço do minério se manteve estável em torno dos US$ 100,00 por tonelada, e essas empresas devem vir com um balanço bom, segundo a Valor Investimentos. Além dos preços resilientes do minério de ferro, o Citi afirma que no trimestre as empresas, como a Vale, pagaram prêmios menores pelos produtos de menor qualidade vendidos no período. Ocorreu menos descontos. Em óleo e gás, no entanto, os resultados devem vir piores devido ao preço do petróleo mais fraco. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.