ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Oct/2025

Petronas investe em pesquisa sobre CCS no Brasil

A Petronas, estatal de óleo e gás da Malásia, tem destinado um volume de recursos significativo para pesquisas sobre captura e armazenamento de carbono (CCS) e vê no Brasil um parceiro importante para projetos sobre o tema. A empresa está investindo um terço do orçamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI) nas soluções de CCS. Essa é uma agenda importante e a empresa investe no Brasil.

Uma das parcerias é o projeto BlueShore - Florestas de Carbono Azul, que conta com uma parceria da ESALQ-USP, além de outras universidades públicas, e que recebeu o aporte de R$ 8 milhões da Petronas Petróleo Brasil para entender o potencial de captura de carbono dos manguezais brasileiros. O Brasil é o segundo maior país com concentração de manguezais e a Malásia é o sexto.

A Petronas está liderando os esforços para colocar a Malásia como hub de CCS na Ásia. Há oportunidades de estudar os manguezais e há muito mais que podem ser feitas em parceria, não só do ponto de vista empresarial. No Brasil, a companhia, por meio de sua subsidiária Petronas Petróleo Brasil, tem participações em campos do pré-sal nas bacias de Santos e de Campos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.