15/Oct/2025
A Pré-COP é o último evento preparatório para a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP30), que será em Belém (PA), em novembro. O evento ocorreu entre os dias 13 e 14 de outubro em Brasília e reuniu cerca de 500 representantes de 67 países para alinhamentos técnicos e políticos finais antes da COP. Segundo o Observatório do Clima, a ideia é mapear “onde vai ter briga”, esse é um dos objetivos.
Na abertura, o vice-presidente do Brasil, Geraldo Alckmin, cobrou “comprometimento” internacional. A reunião ocorreu no momento em que o Brasil, como país anfitrião da COP30, manifesta decepção e pressiona publicamente os países a apresentarem suas contribuições nacionalmente determinadas (NDCs). A apresentação pelos governos de NDCs alinhadas ao objetivo de até 1,5°C do Acordo em Paris é sinal decisivo de seu compromisso com o combate à mudança do clima e o reforço do multilateralismo.
Até o momento, grandes emissores, como a União Europeia, ainda não divulgaram seus compromissos, o que tem preocupado a presidência brasileira. Outro ator importante, a China, anunciou sua NDC durante a Assembleia-Geral da ONU em Nova York, mas ainda não detalhou o documento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.