ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Oct/2025

Cepea debate The State of Food and Agriculture/SOFA

Como parte da programação da 68ª Semana Luiz de Queiroz, o Cepea, em parceria com um grupo interinstitucional de pesquisa (UFRRJ, UERJ, INCT Combate à Fome, FAO), realizou no dia 7 de outubro o evento “Hidden Costs and Food Prices: Global Methods, Local Meanings - Debating SOFA/FAO Report in the Brazilian Context”. O encontro reuniu especialistas de diversas áreas para discutir as metodologias e resultados dos relatórios The State of Food and Agriculture (SOFA) de 2023 e 2024, à luz do contexto brasileiro. O evento contou com a participação do Diretor da Divisão de Economia Agroalimentar e Política da FAO, Dr. David Laborde.

O encontro teve como público-alvo pesquisadores, docentes de universidades e policy-makers, com o objetivo principal refletir sobre a aplicabilidade das abordagens propostas pela FAO na mensuração dos custos ocultos dos sistemas agroalimentares, considerando a diversidade produtiva e ecológica do Brasil. Foram debatidas as bases de dados utilizadas na modelagem, os desafios metodológicos de adaptação ao nível nacional e os impactos potenciais da incorporação desses custos nos preços dos alimentos, assim como políticas públicas que podem contribuir para a incorporação desses custos ocultos na precificação dos alimentos. Os chamados custos ocultos (ambientais, sociais e de saúde) somam, globalmente, US$ 11,6 trilhões (SOFA 2024).

Nas discussões, foi enfatizada a importância de aprofundar os estudos sobre os custos ocultos, de modo que suas estimativas reflitam melhor as distintas realidades dos sistemas agroalimentares no Brasil, e como os avanços tecnológicos no País vêm contribuindo para reduzir esses custos. Como desdobramento, foi proposto o fortalecimento de uma agenda de pesquisa com recorte para o Brasil, voltada à integração de dados nacionais, à inclusão de custos e benefícios ocultos (como os associados à obesidade e aos sistemas integrados de produção), à transparência metodológica e à análise dos impactos das medidas sugeridas pelo SOFA. Assim, a transição dos sistemas agroalimentares e os custos verdadeiros dos alimentos são os temas centrais da agenda proposta pelo grupo de pesquisadores. Fonte: Cepea.