ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Oct/2025

Consumidores valorizam a produção sustentável

De acordo com estudo da Nexus encomendado pela Ajinomoto do Brasil, sete em cada dez brasileiros acreditam que a sustentabilidade é extremamente ou muito relevante na produção e no consumo de alimentos. Outros 15% veem a importância da sustentabilidade de forma regular, enquanto 13% dão pouca ou nenhuma relevância ao tema e 4% não sabem ou não opinaram a respeito. Os dados nos mostram um caminho claro. Não é preciso convencer o consumidor sobre a importância da sustentabilidade, ela já é amplamente comentada. É preciso trabalhar para que ela seja compreendida. A pesquisa entrevistou 2.012 cidadãos com idade a partir de 18 anos, nas 27 Unidades da Federação, entre os dias 26 de agosto e 1º de setembro.

A margem de erro da amostra é de 2%, com nível de confiança de 95%. Em outro ponto levantado pelo estudo, só 50% dos brasileiros já ouviram falar de sistemas alimentares sustentáveis. Estes são várias atividades desde a produção até o preparo, consumo e descarte dos alimentos de uma forma menos agressiva ao meio ambiente. Apesar do desconhecimento, que somou 47%, a indústria alimentícia vem sendo cobrada para desenvolver práticas que garantam a segurança alimentar e tenham cuidado com a sustentabilidade. Quando os entrevistados foram apresentados ao tema, 60% disseram que tinham uma percepção clara da importância do assunto. Os resultados mostram que o público não rejeita a sustentabilidade, mas precisa de informação mais clara e acessível.

Os 29% que enxergam o conceito de sistemas alimentares sustentáveis distante ou confuso confirmam: o desafio para a indústria de alimentos não é a aceitação, mas sim a comunicação. Os produtos que têm essa preocupação ambiental e social extras contam com certificados de qualidade para atestar que há esse cuidado. Estes, entretanto, são desconhecidos para 80% da população de acordo com a pesquisa. O que pode atrapalhar na percepção de valor dessa cadeia produtiva. Apenas 16% dos entrevistados conhecem ou já ouviram sobre esses certificados de qualidade, e destes apenas 6% conseguiram lembrar o nome específico de algum selo relacionado à sustentabilidade alimentar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.