ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Oct/2025

COP30: diversos países não apresentaram as NDCs

O presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), André Corrêa do Lago, reconheceu que há “decepção” com a demora na apresentação das chamadas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs). Essas metas, no âmbito de Acordo de Paris, visam a reduzir as emissões, além de tratarem a adaptação aos impactos das mudanças climáticas. Importantes países ainda não apresentaram suas NDCs. Mas, praticamente todos os países estão alegando que o atraso está ocorrendo porque eles querem fazer NDCs muito sérias.

Isso quer dizer que o Acordo de Paris está funcionando. Ninguém vai se arriscar e fazer uma NDC irresponsável. As sinalizações recentes apontam que 101 países já estariam prestes a apresentar as suas metas. Ainda assim seria um número abaixo das expectativas. São 190 países-membros do Acordo de Paris. A princípio, as NDCs deveriam ser apresentadas em fevereiro e o novo prazo é novembro, mês da COP30. A União Europeia sinalizou para fim de outubro apresentação de metas e a China já estaria em processo para entrega. Índia e México ainda não apresentaram também.

Cerca de 85% dos investimentos mundiais em energias renováveis estão acontecendo nos países ricos, incluindo a China. Isso representa um desequilíbrio “muito grande”. Sobre o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), o presidente da COP30 declarou que não há uma demora para o avanço do mecanismo. Há algumas análises de certificadoras, por exemplo, que precisam ser feitas. O presidente disse ter recebido relatos de que o TFFF seria “base para um novo Banco de Desenvolvimento” ou "base para uma nova lógica de recursos financeiros para o mundo de desenvolvimento”.

Segundo Corrêa do Lago, a expectativa atual é de 125 países apresentando as suas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) até novembro, na realização do grande evento em Belém (PA). O embaixador reforçou que, no melhor cenário possível, espera que os países com maiores contribuições nas emissões de gases apresentem suas metas em tempo, dentro desse conjunto de países em vias de entregarem seus documentos com compromissos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.