ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

13/Oct/2025

COP30: Coalizão da Agricultura entrega propostas

O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e 43 entidades e empresas entregaram à presidência da COP30 um estudo com "15 alavancas concretas para liderar a transição climática no campo". O grupo forma a chamada "Coalizão de Agricultura", que busca viabilizar 80% da descarbonização do setor até 2050. É mencionado, por exemplo, o sistema de plantio direto e de cobertura, a integração lavoura-pecuária-floresta (ILPF), a expansão de pastos de alto vigor (com alta fertilidade e bem manejados) e o aumento da produtividade do rebanho.

O impulsionamento dessas cinco atividades já seria suficiente para atingir a meta de 80%, segundo o estudo. Essa convergência de esforços fortalece o papel da agricultura brasileira como protagonista da transição para uma economia de baixo carbono, e evidencia a maturidade do setor ao construir, de forma colaborativa, soluções baseadas em evidências e voltadas para o desenvolvimento sustentável do País, declarou Marina Grossi, presidente do CEBDS e Enviada Especial do Setor Empresarial para a COP30.

O documento foi apresentado ao presidente da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), André Corrêa do Lago. A coalizão é liderada pelo CEBDS e pelas empresas Amaggi, Nestlé, Syngenta, Tereos e Bayer. O grupo reúne 43 empresas, entidades e organizações da sociedade civil e tem como missão definir recomendações para avançar na descarbonização e ajudar a promover a mudança no setor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.