06/Oct/2025
As esperanças de um fim rápido para a paralisação do governo norte-americano desapareceram na sexta-feira (03/10), em meio a uma briga política entre democratas e republicanos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiu o tom e afirmou que estava se preparando para demitir funcionários públicos e cortar orçamentos de agências federais por causa da paralisação. Não há sinal de qualquer progresso real para o fim do impasse. Os democratas estão exigindo que o Congresso estenda os benefícios de saúde, mas os republicanos não querem negociar. O projeto de votação sobre o fim da paralisação pode ser pautado nesta segunda-feira (06/10). Apesar de os republicanos controlarem a Casa Branca e ambas as câmaras do Congresso, as regras de obstrução do Senado tornam necessário que a legislação de financiamento do governo obtenha apoio de pelo menos 60 dos 100 senadores.
Isso deu aos democratas uma oportunidade rara de usar seus 47 assentos no Senado para resistir em troca de concessões políticas. O partido escolheu se unir em torno da questão da saúde, acreditando que isso poderia ser chave para o seu caminho de volta ao poder. A principal demanda dos democratas é que o Congresso prorrogue os créditos fiscais que foram aumentados durante a pandemia de Covid-19 para planos de saúde oferecidos no mercado do Affordable Care Act, conhecido como Obama Care. O líder da minoria democrata na Câmara, Hakeem Jeffries, disse que milhões de norte-americanos irão pagar mais por um seguro de saúde e colocou a culpa nos republicanos. Os democratas estão adotando a estratégia de alto risco de votar efetivamente por um fechamento do governo, apostando em lucros políticos no futuro. Trump prometeu prejudicar a vida da oposição.
De acordo com o republicano, a interrupção do financiamento é uma “oportunidade sem precedentes” para fazer grandes cortes nas agências federais e potencialmente demitir trabalhadores federais, em vez da prática típica de colocá-los em licença. O diretor de orçamento da Casa Branca já anunciou que está retendo bilhões de dólares para projetos de infraestrutura em Estados com senadores democratas. Foi noticiado que haveria retenção de US$ 2,1 bilhões para projetos de infraestrutura de Chicago para estender seu sistema de trens até o lado sul da cidade. O fechamento, não importa quanto tempo dure, pode ter efeitos de longo alcance na economia. Cerca de 750 mil funcionários federais poderiam ser colocados em licença, de acordo com o Escritório de Orçamento do Congresso não partidário, e eles poderiam perder US$ 400 milhões em salários diários.
Essa perda de salários até depois da reabertura do governo poderia reduzir a demanda geral por bens e serviços. O público norte-americano geralmente culpa os dois partidos quando o governo é paralisado. Embora Trump tenha assumido uma parcela significativa da culpa durante a última paralisação parcial do governo em 2018, já que ele exigia financiamento para um muro na fronteira dos Estados Unidos com o México, este impasse poderia terminar de forma diferente porque agora são os democratas que estão fazendo as exigências políticas. Ainda assim, os políticos estavam tentando incansavelmente apresentar seus argumentos ao público norte-americano com uma constante série de coletivas de imprensa, vídeos em mídias sociais e transmissões ao vivo. Trump e os republicanos do congresso estão alegando de forma falsa que os democratas paralisaram o governo porque querem estender a cobertura de saúde federal para imigrantes sem documentos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.