ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Oct/2025

EUA: shutdown deve durar pelo menos uma semana

Senadores dos Estados Unidos dizem esperar que a paralisação do governo se prolongue até pelo menos o meio da próxima semana, com alguns temendo que possa durar ainda mais. O Senado rejeitou, na quarta-feira (1º/10), as votações para reabrir o governo e esteve fora de sessão nesta quinta-feira (02/10) devido ao feriado de Yom Kippur, retornando apenas nesta sexta-feira (03/10). Contudo, poucos esperam que a votação sobre a proposta orçamentária tenha resultado diferente. O shutdown pode durar muito tempo, dependendo do "limite de pressão" do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

A percepção é de que Trump pode estar disposto a deixar o governo fechado por semanas. Os democratas afirmam que não vão ceder ou se desestabilizar. O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que a paralisação do governo dos Estados Unidos pode ter impacto negativa na economia norte-americana ao ampliar incertezas sobre a política fiscal. Será crucial assegurar a sustentabilidade da dívida pública no médio prazo. Mas, a postura fiscal "permanece expansionista" e pode dificultar o trabalho da política monetária. A economia dos Estados Unidos segue resiliente, mas com sinais de moderação.

O dinamismo recente foi sustentado pela força do consumo e do mercado de trabalho, embora os indicadores mais recentes apontem para uma atividade menos acelerada e um enfraquecimento do emprego. A inflação permanece em trajetória de queda, mas ainda apresenta componentes persistentes, o que mantém a necessidade de cautela do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano). É apropriado que a política monetária continue focada em assegurar a convergência da inflação para a meta. Os próximos passos do Fed precisarão equilibrar os riscos de inflação e de atividade. Fontes: The Hill e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.