02/Oct/2025
O Fórum Econômico Mundial afirmou que as perspectivas de crescimento permanecem moderadas e os riscos inclinados para o lado negativo. No total, 72% dos economistas-chefes consultados esperam que as condições econômicas globais enfraqueçam no próximo ano. A fragmentação geoeconômica está se acelerando, com as tensões comerciais no centro.
A forte depreciação do dólar concedeu às economias emergentes maior flexibilidade monetária, mas também amplificou o impacto doméstico das tarifas. Enquanto isso, o rápido ritmo de desenvolvimento da inteligência artificial (IA) está adicionando outra camada de incerteza, com a maioria dos economistas-chefes esperando que a tecnologia se torne comercialmente disruptiva dentro do próximo ano, mas as opiniões sobre os impactos no mercado de trabalho permanecem divididas.
As perspectivas dos Estados Unidos permanecem moderadas, em um cenário de grandes mudanças na política comercial e riscos inflacionários elevados. A recuperação da Europa é frágil, mas está melhorando. O crescimento da China permanece relativamente forte, embora o impulso esteja diminuindo e os riscos deflacionários persistam, enquanto a América Latina e o Caribe continuam a fazer progressos modestos em meio à estabilização da inflação. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.