ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Oct/2025

EUA: shutdown ameaça dados econômicos/agrícolas

Parada no governo dos Estados Unidos ameaça suspensão de relatórios agrícolas críticos e programas de nutrição. Relatórios de dados de commodities sensíveis ao mercado, divulgados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), e programas de nutrição que alimentam milhões de norte-americanos podem ficar vulneráveis a interrupções. Durante uma paralisação, cerca de 42.000 funcionários do USDA seriam licenciados, o que representa aproximadamente metade do quadro total da agência. Atividades essenciais, como inspeções de segurança alimentar e algumas operações de laboratório, continuariam, mas esforços como a coleta de dados não obrigatória e a maior parte das pesquisas seriam suspensos.

O USDA usaria fundos de emergência para manter programas de saúde animal relacionados a doenças como a gripe aviária. A emissão de novos empréstimos agrícolas seria interrompida, mas algumas operações da Agência de Serviços Agrícolas (FSA) seriam mantidas. A administração do Programa de Assistência Nutricional Suplementar (SNAP), conhecido como vale-refeição, continuaria durante a paralisação, utilizando fundos de reserva. As operações do Programa Especial de Nutrição Suplementar para Mulheres, Bebês e Crianças (WIC) também continuariam, embora a Associação Nacional do WIC alerte que os participantes podem sofrer interrupções se a paralisação se estender por mais de uma semana, devido à escassez de fundos do programa. A paralisação pode suspender a divulgação de relatórios cruciais para o mercado agrícola:

1º de outubro: seriam divulgados relatórios mensais sobre esmagamento de grãos, gorduras e óleos nos Estados Unidos, incluindo esmagamento de soja. O USDA já indicou que todas as divulgações de dados do Serviço Nacional de Estatísticas Agrícolas (Nass) cessarão.

2 de outubro: Dados semanais de vendas de exportação dos Estados Unidos. No passado, este relatório foi suspenso. O documento de planejamento do USDA afirma que a equipe processará as informações, mas não especifica a divulgação dos dados.

3 de outubro: Relatórios semanais de Compromissos dos Negociadores da Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC). Paralisações anteriores causaram atrasos no cronograma de publicação da CFTC.

6 de outubro: Dados semanais de inspeções de exportação de grãos e oleaginosas e relatórios semanais de progresso das colheitas do NASS, que monitoram o ritmo de plantio e colheita.

9 de outubro: O relatório mensal de Estimativas de Oferta e Demanda Agrícola Mundial (Wasde), monitorado de perto pelos traders, terá sua publicação cessada em caso de paralisação. Um relatório mensal de produção agrícola dos Estados Unidos, elaborado pela NASS, também seria suspenso.

24 e 31 de outubro: Outros relatórios mensais do NASS, como Cattle on Feed, Cold Storage e o de preços agrícolas, também serão suspensos.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) informou nesta quarta-feira (1º/10) que não divulgará novos dados ou relatórios durante a paralisação do governo norte-americano. Todos os relatórios e divulgações de dados serão interrompidos. Um plano de contingência da agência para uma interrupção no orçamento indica que a maioria dos trabalhadores empregados pelo USDA será licenciada. O USDA estava programado para publicar seu relatório semanal de vendas nesta quinta-feira (02/10), e seu relatório de oferta e demanda mundial de outubro está agendado para o dia 9.

Além disso, o Bureau of Economic Analysis (BEA), agência de estatísticas dos Estados Unidos ligado ao Departamento do Comércio, informou que manterá suas operações suspensas até que o Congresso aprove o financiamento para este ano fiscal. Isso inclui suspensão de qualquer divulgação de dados econômicos que estava programada para ocorrer enquanto o governo federal estiver paralisado. Neste caso, um novo cronograma de divulgação de dados será emitido assim que possível. Dentre os dados divulgados pelo BEA estão os de PIB, consumo e renda. Nesta quarta-feira (1º/10), não foram divulgados os dados previstos de investimentos em construção, que ficam sob responsabilidade do Census Bureau, também relacionado ao Departamento do Comércio. Fontes: Reuters e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.