25/Sep/2025
O Banco do Brasil segue concedendo volume importante de crédito para o setor do agronegócio e para o produtor rural, apesar dos novos mecanismos adotados que preveem maior rigor, uma das medidas implementadas pela instituição para superar a inadimplência e as provisões recordes registradas neste ano no segmento. O BB já desembolsou cerca de R$ 45 bilhões para o setor rural, dos quais R$ 39,2 bilhões em crédito rural e Cédula de Produto Rural (CPR).
Então, apesar dos problemas na nossa carteira, mais de 96,5% dos produtores estão pagando em dia; e esses produtores continuam se financiando. O BB está tomando os cuidados necessários nessa concessão, mas segue emprestando dada a relevância do agronegócio para a economia do Brasil. O custo dos empréstimos para pequenos e médios está normal, próximo à safra passada, e com uma redução nas operações de investimento.
Isso não está acontecendo somente no BB, mas em todo o mercado financeiro, que reduziu as operações de investimento porque os bancos também estão mais cautelosos, mas principalmente porque os próprios produtores buscam um reequilíbrio de suas contas. Os produtores, em muitos casos, se alavancaram mais do que deviam e, logo em seguida, com a elevação da taxa Selic, houve aperto no fluxo de caixa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.