ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Sep/2025

COP30: crítica a países que não apresentaram NDCs

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (24/09), que a apresentação de NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas, para reduzir a emissão de gases de efeito estufa) “não é uma opção”, mas “uma obrigação”. Segundo ele, alguns países estão fazendo sua parte ao estabelecer essas metas, mas outros ainda não o fizeram. Lula disse que o futuro da COP30, que será realizada em Belém, depende disso.

“A apresentação de NDCs não é uma opção, como deixou claro a Corte Internacional de Justiça, é uma obrigação. Em um mundo de graves violações corriqueiras, deixar de apresentar NDCs parece um mal menor, mas sem o conjunto das NDCs, o planeta caminha no escuro. Só com o quadro completo saberemos para onde e em que ritmo estamos indo”, disse o presidente, em seu discurso na abertura do Evento Especial sobre Clima para Chefes de Estado e de Governo, que ocorre às margens da Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York.

Lula criticou os países que ainda não apresentaram NDCs. Segundo ele, as mudanças climáticas não respeitam muros das fronteiras. “Nenhum país está acima do outro”, disse o presidente. “Hoje, os Países aqui reunidos estão cumprindo seu dever, mas há outros que ainda não o fizeram. O negacionismo que enfrentamos não é só climático, mas também multilateral. Ninguém está a salvo dos efeitos da mudança do clima. Muros nas fronteiras não vão conter secas nem tempestades”, afirmou.

“Cada compromisso rompido é um convite para as novas atitudes isoladas”. Ele disse que não estabelecer metas para redução dos gases de efeito estufa significa “um ciclo vicioso de desconfiança e paralisia”. “Não fosse o Acordo de Paris, já estaríamos na rota de elevação de 4ºC da temperatura da Terra. Se fomos capazes de proteger a camada de ozônio, também podemos deter o aquecimento global. O fatalismo é o pior inimigo da ação. A transição energética abre as portas para uma transformação produtiva e tecnológica equiparável à revolução industrial”, declarou.

Lula afirmou que menos de 50 dias separam essa reunião da COP 30 e que esse é o momento de questionar se mundo chegará a Belém com a lição de casa feita. “Faço um apelo aos países que ainda não apresentaram NDCs. O sucesso da COP30 depende de vocês. Vamos juntos fazer da Amazônia o palco de um momento decisivo da história do multilateralismo. Tenho dito que a COP30 é a COP da verdade. Vai ter que dizer se acreditamos ou não no que a ciência está nos mostrando”, afirmou. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.