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11/Sep/2025

A complexidade do comércio entre Brasil e China

Segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a relação comercial entre Brasil e China tem uma complexidade que "veio para ficar". Ao mesmo tempo em que é o principal destino das exportações brasileiras, respondendo na última década por mais da metade do superávit comercial do Brasil, a China gera preocupações na indústria por sua pressão competitiva. Se de um lado a China representa o maior mercado dos produtos brasileiros no exterior (em sua maioria, commodities), de outro, o País também é a principal origem das importações feitas no Brasil. Quase a totalidade dos produtos que o Brasil compra da China são manufaturas.

A indústria tem levado regularmente ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) preocupações sobre a competição chinesa. A competitividade do setor, porém, também depende de insumos, máquinas e equipamentos chineses. É uma relação complexa, que requer um aprofundamento e uma compreensão melhor das suas nuances para que seja possível pensar em políticas públicas, e, em conjunto com o setor privado, pensar em estratégias para qualificar e promover relações saudáveis, promissoras, de ‘ganha-ganha’. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.