09/Sep/2025
Os conceitos do Plano ABC+, seus sistemas, práticas, produtos e processos de produção sustentáveis, bem como as oportunidades estratégicas internacionais advindas do Plano, foram apresentados aos adidos agrícolas do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na semana passada. Nos encontros, foram apresentadas informações mais detalhadas sobre os painéis de monitoramento, a estante de projetos e as mudanças no padrão da escala de produtividade decorrentes da adoção dos conceitos e técnicas promovidos pelo Plano ABC+.
Também foi discutida a importância da articulação entre os diferentes atores com interesses comuns na sustentabilidade da agropecuária, em suas dimensões econômica, social e ambiental, bem como a relevância da diversidade de programas de crédito rural oficial e dos fundos constitucionais como instrumentos de apoio à implementação do Plano. Além disso, foi destacada a convergência existente entre as diferentes políticas públicas no âmbito do Plano ABC+.
O Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária (ABC+), coordenado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), foi elaborado em 2010 e reformulado em 2021. Tem como objetivo promover o aumento da eficiência produtiva associado à redução das emissões de gases de efeito estufa na agropecuária. Além disso, busca melhorar a forma de uso dos recursos naturais e aumentar a resiliência dos sistemas produtivos, possibilitando a adaptação do setor agropecuário às mudanças do clima. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.