ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Sep/2025

Brasil precisa garantir uma posição global relevante

O ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues destacou nesta terça-feira (02/09) a necessidade de o Brasil construir uma estratégia de longo prazo para garantir uma posição relevante no cenário global. O mundo está radicalizado, desordenado. Há incertezas em todas as direções, ninguém sabe exatamente o que virá. Mas, apesar disso, é preciso trabalhar com serenidade, com paz, e pensar no futuro. Por conta disso, o ex-ministro relatou que trabalha na Fundação Getúlio Vargas (FGV), da qual é professor emérito, com o objetivo de antecipar cenários até 2050. A ideia é discutir, de maneira profunda, quem vai produzir o quê no mundo daqui a três décadas.

Quais países terão terra, água, tecnologia, inteligência artificial e mecanização. O Brasil tem condições de liderar esse processo, desde que o planejamento seja estratégico. O mundo está mudando de forma rápida e intensa, e o Brasil precisa ter uma estratégia clara. Estratégia é essencial. Só assim será possível saber o que tem que ser feito para continuar crescendo e garantindo a posição no cenário global. Rodrigues, o enviado especial da agricultura na COP30, ressaltou que o setor já prepara um documento a ser apresentado durante o evento em Belém (PA), com propostas baseadas em tecnologias brasileiras.

Esse documento tem um valor histórico porque foi construído de forma conjunta, com a participação de praticamente todas as instituições ligadas ao setor agropecuário e ao governo. Segundo ele, o texto traz três eixos: a implementação efetiva de decisões anteriores da COP, os avanços já alcançados pelo Brasil e os problemas que ainda precisam ser enfrentados, como o não cumprimento de algumas leis. “Queremos oferecer ao mundo nossa visão de segurança ambiental, energética, geração de renda e emprego, e, sobretudo, garantir a renda dos agricultores”, disse. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.