ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

01/Sep/2025

FPA pede cautela quanto à Lei da Reciprocidade

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) afirmou que acompanha com "atenção" a abertura do processo para aplicação da Lei da Reciprocidade Econômica pelo governo brasileiro contra os Estados Unidos. Diante das incertezas geradas pela política tarifária recente dos Estados Unidos, incluindo a adoção de tarifas elevadas sobre produtos brasileiros, a FPA defende cautela na aplicação imediata da lei da reciprocidade, priorizando critérios técnicos e comerciais.

A reciprocidade é estudada pelo governo como resposta ao tarifaço de 50% dos Estados sobre produtos importados brasileiros. Para a FPA, a ação brasileira pode prejudicar a defesa oral de diversas entidades e representantes do setor produtivo brasileiro, em Washington, no âmbito do processo formal junto ao Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), que começa nesta semana. A avaliação prematura de contramedidas neste momento pode enviar sinalizações equivocadas e comprometer a própria estratégia de negociação internacional do Brasil.

A FPA defende que a lei da reciprocidade é um instrumento legítimo de defesa econômica, mas pondera que seu uso deve respeitar o devido processo e o "momento estratégico". O Brasil deve atuar com firmeza, mas também com sensatez. O setor produtivo precisa de previsibilidade, estabilidade regulatória e responsabilidade institucional, especialmente em tempos de elevada volatilidade comercial no cenário global. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.