27/Aug/2025
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo está respondendo com um conjunto de ações ao tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra o Brasil. Entre os itens, está ajudando fortemente na abertura de novos mercados para as exportações brasileiras. As falas foram feitas na abertura da reunião ministerial realizada nesta terça-feira (26/08). O governo quer que o Brasil diversifique ainda mais suas exportações e diminua sua exposição às intempéries norte-americanas. Como parte dessa agenda, o ministro destacou a intensificação de diálogo com China, Europa e mundo árabe.
O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio (MDIC), Geraldo Alckmin, usou sua fala inicial na reunião ministerial para voltar a chamar de injustificado o tarifaço imposto pelos Estados Unidos contra o Brasil. Especificamente sobre o tarifaço, Alckmin disse que o último levantamento do governo dá conta de que 41,3% estão excluídos da tarifa adicional de 40% dos Estados Unidos. O País segue disposto ao diálogo permanente, soberania, Estado de direito e negociação. Segundo Geraldo Alckmin, a relação duradoura entre o Brasil e os Estados Unidos não pode ser desfeita por questões conjunturais.
De acordo com o vice-presidente, 10 mil empresas brasileiras exportam para os Estados Unidos e mais de 4 mil companhias norte-americanas investem no Brasil. A relação entre o Brasil e os Estados Unidos, que tem mais de 200 anos, precisa ser aperfeiçoada e ampliada. Na parceria comercial com os Estados Unidos, a conta é superavitária para os norte-americanos. Ainda, de acordo com Alckmin, o interesse do Brasil é de que a relação entre os dois países seja de ganha-ganha, em que ambos sejam beneficiados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.