27/Aug/2025
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, embarcou nesta terça-feira (26/08), para uma missão oficial na Cidade do México. O principal destaque da visita será a audiência com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, no Palácio Nacional, nesta quinta-feira (28/08). O encontro reforça o diálogo de alto nível entre os dois governos e a parceria estratégica na região. A ida de Alckmin ao México foi anunciada no mês passado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tem o objetivo de fortalecer as relações políticas e ampliar os laços comerciais e de investimentos entre as duas maiores economias da América Latina. Além das audiências com o governo mexicano, estão previstas reuniões com o setor privado para destravar oportunidades em áreas como indústria, agronegócio e saúde.
A comitiva contará com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet; e a secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura. Também participam os presidentes da ApexBrasil, Jorge Viana; da Conab, Edegar Pretto; da Anvisa, Leandro Safatle; e representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Instituto Butantan; além de empresários e da Confederação Nacional da Indústria (CNI). A primeira agenda de Alckmin no país será às 8h30 (no horário da Cidade do México, 1 hora a menos que Brasília) desta quarta-feira (27/08), em café da manhã com empresários representantes de mais de 10 empresas brasileiras. Em seguida, às 11h, Alckmin vai se reunir com o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado mexicano, Alejandro Murat Hinojosa. No período da tarde, o ministro do MDIC terá três reuniões seguidas com ministros mexicanos: os secretários de Agricultura e Desenvolvimento Rural, Julio Berdegué Sacristán (12h30); de Relações Exteriores, Juan Ramón de la Fuente (14h); e de Economia, Marcelo Ebrard (16h). O encerramento do primeiro dia da missão será no Encontro Empresarial Brasil-México, a partir das 18h, no horário local.
Abrindo o segundo dia de trabalhos, nesta quinta-feira (28/08), Alckmin receberá as Chaves da Cidade do México das mãos da Chefe de Governo, Clara Brugada Molina, em cerimônia no Antigo Palácio da Prefeitura, como reconhecimento da importância da visita. Essa agenda está prevista para as 8h30. Na sequência, às 10h, Alckmin terá reunião com o secretário de Saúde do México, David Kershenobich Stalnikowitz. Às 12h de quinta-feira, o vice-presidente será recebido pela presidente do México, Claudia Sheinbaum, para tratar temas de interesse entre os dois países, como negociações comerciais, segurança alimentar e transição energética. Após essa reunião, às 14h, está prevista coletiva de imprensa. À tarde, o vice-presidente terá uma série de reuniões com empresários mexicanos e encerrará a missão no evento da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) “Proteína Animal: Decisões Baseadas na OMSA para Segurança Alimentar”, às 18h. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.