ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

21/Aug/2025

Mercosul-UE recebe sinalização positiva da França

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou ao presidente da França, Emmanuel Macron, nesta quarta-feira (20/08). A conversa durou quase uma hora. Lula disse a Macron que repudia o “uso político de tarifas comerciais contra o Brasil”. O presidente brasileiro relatou as medidas que seu governo tem adotado para proteger os trabalhadores e as empresas brasileiras por causa do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Lula também relatou a Macron sobre o recurso que o Brasil apresentou à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o que chamou de “injustificadas tarifas norte-americanas”. O Brasil continuará trabalhando para concluir novos acordos comerciais e abrir mercados para a produção nacional. Macron e Lula comprometeram-se a ultimar o diálogo com vistas à assinatura do Acordo Mercosul-União Europeia ainda neste semestre, durante a presidência brasileira do bloco.

Lula e Macron também reafirmaram intenção de promover maior cooperação entre os países desenvolvidos e o Sul Global, em favor do comércio baseado em regras multilateralmente acordadas. O presidente brasileiro relatou a Macron, inclusive, que a defesa do multilateralismo, algo que ele vem enfatizando em suas viagens internacionais nos últimos meses, será um dos principais temas da Cúpula Virtual do Brics, em setembro. Esta é uma das ligações que o presidente Lula realizou nesta semana para buscar reforçar a imagem de que o Brasil não está isolado a nível global, mesmo diante do tarifaço imposto pelo governo norte-americano aos produtos importados do Brasil. O presidente da França, Emmanuel Macron, confirmou que falou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por telefone.

Macron afirmou que reforçou a necessidade de defesa do multilateralismo como chave para uma paz duradoura na Ucrânia, com garantias de segurança "sólidas" para toda a Europa. Em relação à COP30, que acontece em Belém (PA) no final deste ano, Macron ressaltou que, com Lula, fez um balanço dos grandes desafios globais, especialmente as questões ambientais e o combate à pobreza. Sobre o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, Macron disse que está "pronto para um acordo ambicioso, desde que preserve os interesses da agricultura francesa e europeia e esteja a serviço das respectivas economias. Macron ainda pontuou que discutiu questões econômicas com o presidente brasileiro, como tarifas e cooperação bilateral nos setores de defesa e transportes. Segundo ele, ambos concordaram em seguir aprofundando a relação bilateral. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.