21/Aug/2025
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou missão oficial ao Japão, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, acompanhado do adido agrícola do Brasil no Japão, Marco Pavarino. Na ocasião, foram reforçados os laços comerciais e promovido o agronegócio nacional. Em 2024, o Japão importou mais de US$ 3,3 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, com destaque para carnes, café, cereais, farinhas e preparações, sendo o 7º maior importador de produtos agropecuários do Brasil.
Em Tóquio, a delegação se encontrou com o diretor-geral de Exportações e Assuntos Internacionais, Atsushi Suguinaka, e com o diretor-substituto de Segurança Alimentar e Assuntos do Consumidor, Ozuki Do, autoridades responsáveis pelos temas sanitários e fitossanitários, ambos do Ministério da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão (MAFF), onde foram negociadas aberturas e a ampliação do comércio bilateral entre os países. A agenda incluiu reunião com o embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, e encontros estratégicos com importantes stakeholders e representantes da Kanematsu, uma das maiores tradings do país, onde foram discutidas oportunidades para ampliar exportações de grãos, farelo de soja e proteínas animais.
Na reunião com a Zen-Noh, braço executivo da Japan Agricultural Cooperatives Group (JA), foi apresentado o potencial brasileiro para expandir e ampliar o fornecimento de soja e farelo de soja destinados à cadeia produtiva de proteína animal. Em Osaka, a comitiva visitou a Expo Osaka 2025, exposição universal realizada a cada cinco anos, com o intuito de apresentar ideias e inovações que podem transformar o futuro. O evento, um dos maiores do setor, reúne mais de 150 países sob o tema “Designing Future Society for Our Lives” (“Projetando a sociedade do futuro para nossas vidas”) e prevê atrair entre 28 e 36 milhões de visitantes até o dia 13 de outubro.
Além de visitar o Pavilhão Brasil, coordenado e organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), a delegação brasileira participou de seminários como o “Diálogo sobre Segurança Alimentar e Proteína Animal”, organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), que reuniu representantes do setor produtivo e autoridades brasileiras para discutir políticas públicas, sustentabilidade e o papel do Brasil como parceiro confiável na segurança alimentar global, e o “Grain Talks Brasil-Japão”, realizado também no Pavilhão Brasil e organizado pelo Mapa, MAFF e ApexBrasil, com o apoio da Abramilho, Abiove, Unem e Aprosoja.
Na ocasião, a principal mensagem foi a estabilidade no fornecimento de grãos ao parceiro asiático. A comitiva também visitou as exposições sobre avicultura e suinocultura “Da Nossa Mesa para a Sua Mesa”, organizada pela ABPA, e “Carne Bovina Brasileira: a carne que alimenta o mundo”, organizada pela ABIEC, ambas no Pavilhão Brasil. Com o avanço das tratativas e o fortalecimento do diálogo institucional, a expectativa é ampliar o fluxo de comércio bilateral nos próximos anos, diversificando a pauta exportadora e consolidando o Brasil como fornecedor estratégico de alimentos e insumos agrícolas para o Japão, em um cenário de parcerias duradouras e crescimento mútuo. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.