15/Aug/2025
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) prevê que a menor frequência de chuvas na região central do País deve se estender ao longo deste mês. O cenário não mudou desde julho. As chuvas na Região Sul e no norte e leste da Região Nordeste favorecem a umidade e a disponibilidade hídrica do solo. Na região central do País se mantém a previsão de pouca chuva, o que deve favorecer a colheita e o preparo do solo para a próxima safra 2025/2026. Em julho, os maiores acumulados de chuva ocorreram no extremo norte da Região Norte e no leste da Região Nordeste, o que contribuiu para a manutenção da umidade no solo nessas áreas, sobretudo em cultivos de soja, milho 3ª safra, arroz e feijão.
Em toda a região central do País não houve chuvas, o que é normal do período e reduz os níveis de umidade do solo. Em compensação, favorece a colheita de cultivos em campo, sobretudo na Região Centro-Oeste. Deve haver ganho de velocidade na colheita tanto do algodão quanto do milho 2ª safra de 2025 com a redução das chuvas na região. Na Região Sul, as chuvas expressivas de julho contribuíram para a conclusão da semeadura de culturas de inverno. De modo geral, o clima se comportou de maneira muito positiva para o desenvolvimento da safra de grãos 2024/2025, o que contribuiu para aumento da produtividade das culturas e levou a revisões na expectativa de colheita.
Inicialmente, a Conab previa uma safra de 322,5 milhões de toneladas no ciclo 2024/2025. Nesta quinta-feira (14/08), a Conab elevou a estimativa de produção de grãos na safra atual de 339,65 milhões de toneladas para o recorde de 345,23 milhões de toneladas. Se confirmado, o volume será 16% superior ao colhido na temporada anterior, cerca de 48 milhões de toneladas a mais. Será a maior safra agrícola da história do País com recordes em soja, milho, algodão e arroz. A safra está caminhando para o final com excelente produtividade que vai permitir assegurar consumo interno e possibilitará aumento das exportações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.