11/Aug/2025
O vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, afirmou que é preciso atuar em duas frentes diante do tarifaço dos Estados Unidos: nas negociações com o governo norte-americano para reduzir a alíquota de 50% e em um plano de contingência para mitigar os efeitos negativos às empresas e aos setores brasileiros. Alckmin exemplificou com o caso do aço, argumentando que o Brasil produz o aço semiplano e vende para os Estados Unidos, que faz o automóvel, a máquina, o equipamento, o avião. Então, é uma cadeia que acaba sendo encarecida e cria uma insegurança de natureza jurídica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que "o governo brasileiro não quer ser mais do que ninguém, mas não quer ser menos do que ninguém" e fez referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"O presidente dos Estados Unidos aprenda a respeitar a soberania deste País. Aprenda a respeitar a soberania e a autonomia do Poder Judiciário brasileiro". O presidente ainda chamou o filho do ex-presidente, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), de um "moleque traidor de 215 milhões de brasileiros com o prejuízo que os Estados Unidos estão dando a esse País". Eduardo está nos Estados Unidos para pressionar as autoridades norte-americanas a aplicarem sanções contra o Brasil em retaliação ao julgamento de seu pai pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O presidente garantiu que o governo vai atuar para que os exportadores nacionais não tenham nenhum prejuízo com as taxas de 50% impostas pelos Estados Unidos a produtos do Brasil. Autoridades do governo dos Estados Unidos e auxiliares do presidente Donald Trump convidaram Eduardo Bolsonaro e o jornalista Paulo Figueiredo para uma rodada de conversas, marcada para quarta-feira (13/08) e quinta-feira (14/08), em Washington. Com a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, Eduardo e Figueiredo estão trabalhando para que o governo norte-americano por um endurecimento na aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes, com aperto aos bancos. Fontes: Broadcast Agro e CNN Brasil. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.