ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2025

Tarifa dos EUA chegou com negociações travadas

O tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros chegou com o diálogo ainda travado entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump. Na terça-feira (05/08), ao participar de reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, o presidente Lula afirmou que não ligaria para Trump porque o presidente norte-americano não quer conversar. Lula voltou a reclamar que o presidente norte-americano poderia ter ligado antes para ele ou para o vice-presidente Geraldo Alckmin, já que haveria disposição de diálogo em relação à imposição de novas tarifas. O tarifaço foi divulgado por meio de carta publicada em rede social. "O presidente norte-americano não tinha direito de anunciar taxações como anunciou ao Brasil", afirmou Lula.

O tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros teve, entre outras justificativas, o julgamento de Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF). Para Trump, existe uma "caça às bruxas" contra o ex-presidente brasileiro. Lula disse ver nisso interesse eleitoral. As novas declarações vieram depois de acenos mútuos na sexta-feira (1º/08). Em resposta a uma pergunta de jornalista da TV Globo, Trump disse que "ele (Lula) pode falar comigo quando quiser". Lula reagiu horas depois. Na rede social X, ele escreveu que sempre esteve aberto ao diálogo e, no momento, trabalha para dar resposta às medidas tarifárias anunciadas por Trump. "Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições."

Segundo levantamento da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a sobretaxa de 50% incidirá sobre 35,9% das exportações brasileiras para os Estados Unidos. Considerando dados de 2024, isso corresponderia a US$ 14,5 bilhões. O impacto só não será maior porque os Estados Unidos baixaram lista de exceções com cerca de 700 itens, entre eles, celulose, suco de laranja, petróleo e minério de ferro. A Embraer, fabricante de aviões, é uma das empresas que conseguiram reduzir a alíquota da sobretaxa. O Brasil não estará sozinho por muito tempo nessas tarifas elevadas. Nesta quinta-feira (07/08), sobem também as taxas sobre produtos de mais algumas dezenas de países que exportam para os Estados Unidos, caso de Japão, Coreia do Sul e a União Europeia. A diferença é que em nenhuma dessas dezenas de nações a taxa será tão alta quanto no Brasil. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.