ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/Aug/2025

EUA impõe tarifa à Índia por negócios com a Rússia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou ordem executiva que impõe tarifa adicional de 25% sobre a Índia nesta quarta-feira (06/08). A nova ofensiva é uma resposta à contínua compra de petróleo russo pelos indianos, de acordo com o decreto. A sobretaxa entra em vigor 21 dias após a data da ordem e incide sobre mercadorias que entram para consumo ou são retiradas de armazéns dos Estados Unidos após esse período. Pelo documento, o presidente diz ter recebido novas informações a respeito das ações da Rússia na guerra da Ucrânia, que representa "extraordinária ameaça" à segurança nacional norte-americana.

Para lidar com isso, o republicano descreve ser necessário "impor uma taxa ad valorem adicional sobre as importações de artigos da Índia, que está importando direta ou indiretamente petróleo da Federação Russa". O Ministério das Relações Exteriores da Índia reagiu à decisão dos Estados Unidos de aplicar uma tarifa adicional de 25% sobre as importações indianas. Segundo o governo do país asiático, já foi esclarecido que as importações indianas são baseadas em fatores de mercado e realizadas com o objetivo geral de garantir a segurança energética de 1,4 bilhão de pessoas da Índia.

O comunicado da Índia destaca a importância estratégica dessa política para o abastecimento energético do país. O ministério classificou como "extremamente lamentável" a decisão dos Estados Unidos, ressaltando que várias outras nações também estão tomando medidas semelhantes em seu próprio interesse nacional. A Índia qualificou as ações norte-americanas como "injustas, injustificadas e irrazoáveis". O governo indiano afirmou que tomará todas as ações necessárias para proteger seus interesses nacionais, sinalizando uma possível reação diante da escalada nas tensões comerciais com os Estados Unidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.