05/Aug/2025
A NielsenIQ (NIQ) anunciou a compra da Mtrix, empresa brasileira de tecnologia que monitora a cadeia de suprimentos, incluindo fabricantes, atacadistas e distribuidores. Com a aquisição, a gigante global de inteligência de consumo passa a acompanhar não só o que o consumidor leva para casa, que é a especialidade histórica da companhia, mas também o que acontece nos bastidores do varejo, antes de o produto chegar à gôndola. Os valores da transação não foram divulgados. Fundada há mais de dez anos, em São Paulo, a Mtrix atende mais de 2 mil distribuidores e já acompanha o abastecimento de 1,2 milhão de pontos de venda no Brasil, com clientes entre os principais fabricantes de bens de consumo do País.
Números que chamaram a atenção da NielsenIQ, que vê ao menos dois ganhos com a operação: ampliar o nível de detalhamento das suas bases de dados no canal indireto de abastecimento (distribuidores) e passar a prever possíveis rupturas de produtos com antecedência. Hoje, a NielsenIQ sabe quando falta um item na loja, mas ainda não se sabe se o problema está com o distribuidor ou na fábrica. Ao passar a ler essa etapa anterior da cadeia com a aquisição da Mtrix, será possível antecipar isso aos clientes. Também se trata de uma nova vertical de negócio dentro da companhia, totalmente conectada ao que já é feito, mas voltada para responder perguntas diferentes.
Não é mais só medir a demanda, mas também enxergar a oferta em movimento. Ao unir os dados de consumo com a leitura da cadeia de suprimentos fornecida pela Mtrix, a NIQ aposta em entregar uma solução mais valiosa para a indústria e o varejo: a capacidade de prever risco de falta ou excesso de estoque antes que ele ocorra. Muitas vezes o foco está nas grandes redes, mas o canal indireto abastece mais de 1 milhão de pequenos estabelecimentos no País e segue crescendo. Ter visibilidade sobre ele vai permitir decisões melhores de portfólio, abastecimento e expansão.
A compra da Mtrix acontece em meio à nova fase da antiga Nielsen Global Connect, que foi adquirida em 2021 por afiliadas do fundo Advent International por US$ 2,7 bilhões. Desde então, a operação passou a atuar como empresa independente, com o objetivo de acelerar sua transformação e ampliar sua presença global. Desde que passou a operar sob essa nova estrutura, a compra da Mtrix é o primeiro movimento da empresa na América Latina Essa aquisição mostra a crença da NielsenIQ e da Advent no crescimento da região. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.