04/Aug/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na sexta-feira (1º/08), que o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva pode ligar para ele quando quiser. A declaração foi dada na Casa Branca, em resposta à jornalista Raquel Krähenbühl, da TV Globo e da GloboNews. Trump foi questionado diretamente sobre se estava disposto a discutir as tarifas aplicadas ao País e reafirmou que Lula pode ligar para ele. Na sequência, ao ser perguntado sobre o que estaria em pauta para o Brasil, completou: "Vamos ver o que acontece. Eu amo o povo brasileiro."
Ao ser indagado sobre o fato de as tarifas aplicadas ao País não parecem ter ligado com questões comerciais, Trump afirmou que "as pessoas que governam o Brasil fizeram a coisa errada". Em meio às pressões para que o presidente Lula entre em contato com o norte-americano e discuta o tarifaço de 50% imposto aos produtos brasileiros comercializados com aquele País, integrantes do governo vinham enfatizando que a organização de uma conversa entre os dois presidentes era complexa. Lula cogita ligar para Trump, mas queria antes ter a certeza de que o norte-americano iria atender a ligação e focar em comércio na conversa.
Em entrevista ao New York Times, o presidente Lula afirmou que o País "não negociará como se fosse um país pequeno contra um país grande". No dia 30 de julho, o presidente norte-americano assinou a ordem que define a tarifa adicional de 40% sobre o Brasil (além dos 10% inicialmente aplicados como tarifa recíproca), apontando especialmente razões políticas em seu comunicado, com ataques ao governo brasileiro e ao ministro Alexandre de Moraes, em razão do julgamento de Jair Bolsonaro e da regulação das big techs. Apesar disso, quase 700 produtos brasileiros foram isentos da tarifa. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.